Da série Copa do Mundo Gourmet – México: Guacamole
Feliz Terça-Feira, amigos! Eu gostaria de começar este post agradecendo todo o carinho e apoio que tenho recebido. Vocês me inspiram a continuar aprendendo tudo sobre blogs e fotografia para que eu possa dividir com vocês todas as minhas experiências culinárias!
Este ano, o meu país natal (Brasil) está recebendo a Copa do Mundo. E mesmo eu não sendo muito fã da idéia da Copa do Mundo ser em um país que precisa gastar seu dinheiro em muitas outras coisas mais importantes, eu resolvi me juntar à festa e criar uma série de receitas baseadas nos países que estão jogando na Copa.
Eu tinha decidido fazer só os países que estivessem nas quartas de final, porque fazer todos seria muito difícil. Só que o México, o país que estou honrando hoje, perdeu para a Holanda no domingo e foi eliminado. Como eu simplesmente não poderia deixar o México de fora (já que é um país tão rico gastronomicamente), eu decidi mudar as regras! rs Duas outras razões de eu querer escrever este post são: 1) Compartilhar com vocês a receita da minha amiga Kanoa, que é simples mas divina; e 2) Homenagear uma grande amiga minha – Estefania Gomez Ortega – que é Mexicana! Estefania e eu frequentamos a mesma escola aqui nos EUA e eu muitas vezes comi delícias mexicanas no apartamento dela.
Mas de volta ao guacamole: foi inventado pelos astecas. Eles costumavam fazer um molho chamado “ahuaca-mulli”, que significa “mistura de abacate”, com abacates amassados, cebolas e tomates. O coentro, limão, alho, pimenta e todas as variações vieram só depois.
O abacate, apesar de ser usado como vegetal em muitos países, é botanicamente uma fruta. É nativo do México e data ao redor de 7000 a 5000 A.C. Você sabia que a palavra asteca “ahuacatl” (avocado no inglês e abacate em português) significa “testículos”? Os astecas consideravam essa fruta com formato de testículo como a fruta da fertilidade. E então era (e ainda é) considerada afrodisíaca! Não só pela parte do testículo, mas porque é uma fruta rica em vitamina E (considerada a vitamina do sexo) e vitamina B6 (que regula a testosterona). Ah, e ele também contém mais potássio do que uma outra fruta com formato sugestivo: a banana! ;-)
Eu levei um tempo pra gostar de guacamole. No Brasil nós comemos abacates como fruta, em sobremesas e vitaminas. A minha avó amassa o abacate, espreme um limão em cima e polvilha açúcar e voilà: uma ótima sobremesa. Ou então ela bate essa mesma mistura no liqüidificador e serve como vitamina no café da manhã. Muito gostosa! Então imaginem a minha negação quando me apresentaram o guacamole como sendo abacate salgado! Entretanto, não demorou muito pra eu me apaixonar por ele e hoje é uma das minhas comidas mexicanas favoritas, mas só se for feito direito. Já perdi as contas de quantas vezes comi guacamole ruim. A minha regra é: se for comprado no supermercado, é ruim! Pelamor né gente? É tão facinho e rápido de fazer que não da pra entender comprar uma versão cheia de conservantes no supermercado. E também, se você for pedir em um restaurante, fica de olho pra ver se está fresco, porque o abacate fica marrom rápido. Um dos melhores guacamoles que eu já comi em restaurante foi preparado na minha frente. Eles trouxeram um carrinho com os ingredientes e o molcajete (o tradicional almofariz e pilão mexicano usado pra fazer guacamole e salsa) para a nossa mesa e prepararam tudo com ingredientes frescos.
A receita que vou compartilhar com vocês, como contei no começo do post, é da minha amiga Kanoa Greene. Quando eu me mudei pra New York, a Kanoa estava sublocando um apartamento no meu prédio e nós ficamos amigas. Ela é uma cantora de ópera maravilhosa e uma pessoa incrível e divertida. Eu acho que nunca a vi sem um sorriso na cara. (E o sorriso dela ocupa metade do rosto dela, então acho que eu teria percebido! rs). Um dia eu trombei com ela no lobby e ela estava subindo com várias compras do supermercado. Perguntei o que ela ia cozinhar e ela me contou que ia fazer guacamole e me convidou pra ir comer com ela. Estava maravilhoso! Naquela época eu ainda não estava muito familiarizada com o guacamole (Eu já tinha comido, mas não comia frequentemente!) então eu coloquei azeite no meu. (Porque eu amo azeite em tudo!). Ela achou tão absurdo que lembra até hoje…E ela nunca vai me deixar esquecer desse fato! rs De qualquer forma, obrigada por compartilhar sua receita comigo, Kanoa! :-) Espero que esteja gostando de morar no Hawaii e estou morrendo de vontade de te visitar!
Mas chega de ladainha e vamos começar:
Nós começamos cortando os abacates no meio, retirando o caroço e transferindo a polpa para o molcajete (ou numa tigela, se não tiver um). Os abacates tem que ser Hass, que são os melhores para se fazer guacamole. (Não sei se é fácil de achá-los no Brasil… Se alguém tiver essa informação, me conte aqui nos comentários!). Eu recomendo tirar o caroço e a polpa com uma colher, que é o jeito mais fácil e seguro. No molcajete, amasse os abacates até chegar na consistencia desejada. Imediatamente, adicione o limão porque o suco do limão ajuda a prevenir de o abacate ficar marrom rápido.
Adicione o tomate, alho, cebola roxa e coentro. O coentro é opcional. Eu, por exemplo, não sou muito fã de coentro, então eu coloco só um pouquinho (uma colher de sopa) só pra agregar autenticidade! rs :)
Misture tudo muito bem, adicione o sal e seu guacamole está pronto! Não falei que era fácil? Sirva com o que preferir: tacos, burritos, chili… Eu sirvo o meu com tortillas de limão!
Agora é hora de abrir uma Corona gelada ou fazer umas Margaritas e curtir os jogos da Copa comendo um Guacamole… Mas não os jogos do México… Porque o México foi eliminado… Mas você já sabia disso desde o começo do post! :-P
Guacamole Fácil
Ingredients
- 2 ou 3 abacates, Hass maduros, cortados ao meio e sem caroço
- 1/2 cebola roxa, mais ou menos 1/2 xícara picada
- 1 to mate picado
- 2 dentes de alho picados
- Suco de 1 limão
- Sal a gosto
- Coentro a gosto
Instructions
- Retire a polpa dos abacates e amasse em um molcajete até a consistência desejada. Adicione o suco de limão para prevenir de o abacate ficar marrom.
- Adicione o tomate, cebola roxa, alho e coentro. Misture tudo muito bem.
- Adicione o sal.
- Sirva com tortillas de limão.
Notes