IMG_1481

Oi gente! Feliz última semana de jogos da Copa! Eu ainda tenho mais 6 países para homenagear mas quem está contando, né? rs A França e a Colômbia foram eliminadas na sexta-feira e a Bélgica e a Costa Rica foram eliminadas ontem, mas eu prometi fazer pratos de todos os países que jogariam as quartas de final, então vocês ainda vão ver por aqui receitas dos países que foram eliminados, mesmo que só depois dessa última semana de jogos.

costa-rica

Hoje eu vou levá-los num tour culinário pela Costa Rica. Imagino que muitas pessoas não saibam muito sobre esse país – eu não sabia! – então aqui vão alguns fatos pra vocês:

1) A Costa Rica está localizada na América Central, entre o Panamá e a Nicarágua.
2) Sua capital é San José, que é também a maior cidade.
3) A língua oficial da Costa Rica é o espanhol, mas mekatelyu, bribri e patoá também são reconhecidas.
4) É um dos únicos quinze países do mundo que não tem forças armadas.
5) Em 2009 foi classificada pela FNE (Fundação Nova Economía) como o país mais verde do mundo, ocupando o primeiro lugar no Índice Planeta Feliz.
6) Apesar do nome Costa Rica, o país costumava ser o mais pobre de toda a América. Uma das razões para tal, era a falta de uma significativa população indígena disponível para trabalho forçado, o que significava que a maioria dos colonos costa-riquenhos tinha que trabalhar em suas próprias terras, impedindo o estabelecimento de grandes haciendas (fazendas/propriedades). Por causa disso, a Costa Rica era desvalorizada e esquecida pela Coroa Espanhola e teve que se desenvolver sozinha. :( Felizmente para os costa-riquenhos, o país se tornou uma das nações mais prósperas e estáveis da América Latina, desde sua independência no século 19. Eba! É também conhecida como uma sociedade mais igualitária do que seus países vizinhos, já que não há uma classe mestiça/indígena oprimida. Eba 2!
7) Se você for à Costa Rica, é melhor comprar alguns colóns costa-riquenhos! (Ou leve seu cartão de crédito! :P)
8) O clima da Costa Rica é tropical durante o ano todo, então leve o seu biquini! Só que pode chover bastante, então leve seu guarda-chuva também. As estações na Costa Rica são definidas pela chuva: a estação seca é o verão e a estação chuvosa é o inverno.
9) Se você for muito rico e quiser investir algum dinheiro, o governo costa-riquenho oferece isenções fiscais pra quem quiser investir no país. Ou você pode também investir em mim e no meu blog e eu prometo que cozinho um jantar muito gostoso pra você!!! :P
10) O turismo, hoje, ganha mais divisas do que bananas e café juntos. Além disso, os Estados Unidos é o país que mais manda turistas, com 864,340 turistas americanos em 2012.
11) O futebol é o esporte mais popular. A seleção costa-riquenha já jogou 4 Copas do Mundo e chegaram às quartas de final pela primeira vez neste ano de 2014 (e por isso ganharam espaço na minha série Copa do Mundo Gourmet! Eba 3!)!!!
12) “Pura Vida” é a frase mais reconhecida internacionalmente como sendo dos costa-riquenhos e que reflete o modo de viver na Costa Rica. Alguém descreveu como um sinônimo de “Hakuna Matata” e eu amei, pois reflete o estilo de vida relaxado dos costa-riquenhos. As pessoas, muitas vezes, se cumprimentam falando “Pura Vida”. A frase também pode ser usada como uma resposta para “Como vai?”!

Ufa! Quantos fatos interessantes sobre a Costa Rica!! Se você leu tudo, você agora sabe mais sobre a Costa Rica do que 99% do planeta! De nada! :)

Mas, como estamos todos aqui por causa de comida, vamos falar um pouco sobre a culinária costa-riquenha. É uma mistura da culinária nativo americana, espanhola e africana. O prato mais famoso é o gallo pinto, que consiste de arroz e feijão, misturados com cebolas e pimentões, geralmente servido no café da manhã. Arroz e feijão no café da manhã?!?! Eu ainda nem me acostumei com os ovos mexidos com bacon no café da manhã aqui nos EUA, já que no Brasil nós tomamos um café da manhã mais europeu (pão, manteiga, cereal…)! Bom, voltando ao gallo pinto, ele é geralmente servido com ovos mexidos, sour cream e banana-da-terra frita. Para beber, acompanhando essa refeição, eles tomam uma xícara de café ou suco de frutas fresco. O prato típico do almoço se chama casado e consiste de arroz e feijão (De novo?!?! Sim, de novo, só que dessa vez o arroz e feijão são servidos um do lado do outro, ao invés de mexido!). O casado é servido com algum tipo de carne ou peixe, uma salada e talvez banana-da-terra frita, queijo branco e/ou tortillas de milho. Outros pratos populares são: arroz con pollo (arroz com frango), tamales (um tipo de fubá temperado coberto com folhas de banana-da-terra e recheado com arroz, feijão, vegetais e carne), pozol (sopa de milho), chorreadas (panquecas de milho), olla de carne (sopa com carne, batatas, cenouras, chuchu, bananas-da-terra e mandioca) e sopa negra (sopa de feijão preto). Eles também têm esses aperitivos servidos em bares, chamados boquitas, como: chimichurri (tomates e cebolas conservados em suco de limão) servido com tortilla chips; um patê de feijão preto e ceviche (peixe/camarão conservados em suco de limão). E, finalmente, algumas das sobremesas tradicionais são: bolo tres leches (amoooo bolo tres leches!), ensalada de frutas (salada de frutas) e arroz con leche.

De todas essas opções maravilhosas, eu escolhi fazer arroz con leche, porque é fácil e rápido, e acho que já deu pra perceber que eu adoro coisas fáceis e rápidas né? :) É também uma sobremesa que temos no Brasil, com a principal diferença sendo as uvas passas, que nós não colocamos. No Brasil essa sobremesa é bem popular nas Festas juninas, que ocorrem durante nosso inverno, no Sul e Sudeste e onde pratos típicos maravilhosos são servidos. Mas como hoje é dia de falar da Costa Rica e não do Brasil, vou deixar as festas juninas pra outro post. O arroz doce também é uma sobremesa muito querida pra mim. porque eu costumava comer na casa da minha avó paterna – que nos deixou em 2006 e de quem eu sinto uma saudade imensa.

Vamos, então, fazer arroz con leche!! :) (ah! tenho que confessar que estou comendo um enquanto escrevo este post e está absolutamente delicioso!)

IMG_1423

Numa panela média, cozinhe o arroz, o leite, a água, a noz moscada, os cravos e a canela em pau, em fogo alto até ferver. Deixe ferver por 5 minutos, mexendo constantemente para que o arroz não grude no fundo da panela e pra não formar muita nata. Adicione o leite condensado e cozinhe em fogo baixo por uns 10 minutos ou até começar a engrossar, adicione o leite evaporado, as uvas passas e a baunilha e cozinhe por mais 10 minutos ou até atingir a consistência desejada. Lembre-se de que seu arroz con leche vai engrossar quando esfriar (especialmente se você for colocar na geladeira), então se você quiser ele mais ‘fino’, tire do fogo antes ou então adicione um pouco mais de leite no fim! :)

IMG_1429

IMG_1441

IMG_1444

 

Sirva gelado ou em temperatura ambiente, com uma canela em pau para decorar!

Desfrute seu arroz con leche e Pura Vida!!! :)

IMG_1450

Arroz Con Leche (Arroz Doce Costa-Riquenho)

Uma sobremesa típica da Costa Rica!
0 from 0 votes

Ingredients  

  • 1 xícara de arroz cru
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de leite evaporado
  • 4 xícaras de leite, ou mais se você quiser uma consistência mais líquida
  • 1/2 xícara de água
  • 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
  • 2 canelas em pau
  • 1 colher de chá de noz moscada
  • 1/2 xícara de uva passa
  • 6 cravos

Instructions 

  • Numa panela média, cozinhe em fogo alto o arroz, o leite, a água, as canelas em pau, a noz moscada e os cravos até ferver.
  • Ferva por 5 minutos, mexendo constantemente.
  • Adicione o leite condensado e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos.
  • Adicione o leite evaporado, a baunilha e as uvas passas e cozinhe por mais 10 minutos até chegar na consistência desejada. Adicione mais leite se você gostar do seu Arroz Doce mais líquido, pois ele ira engrossar quando esfriar.
  • Sirva gelado ou à temperatura ambiente.

IMG_1494