IMG_0978

Olá Olá!
 
Hoje é dia de Argentina! :-) A Argentina ganhou da Holanda ontem e agora tem a chance de conquistar o seu 3o. Mundial no domingo, contra a Alemanha. Mas boa sorte com isso, já que a Alemanha está uma máquina de futebol nesse ano! (não vou negar que não esteja, ainda, triste com a humilhação dos 7 a 1 que sofremos na terça-feira, mas não posso deixar de reconhecer que a Alemanha é o melhor time esse ano!)
 

argentinaflag

 
Brasileiros e argentinos sempre brigaram por causa de futebol. É uma razão boba para tanto ódio, eu sei, e eu nem sei porque começou. Possivelmente por causa da tal briga “quem é melhor, Pelé ou Maradona?”. Eu não ligo muito se o Pelé é melhor que o Maradona ou vice versa, mas não consigo torcer pra Argentina… Desculpa aí, hermanos! Talvez isso tenha sido programado no meu cérebro quando eu nasci! rs Entretanto, eu admiro a Argentina em todos os outros aspectos, que não o futebol.

Eu visitei a Argentina três vezes e posso dizer que é um dos lugares mais bonitos onde já estive. Os argentinos são muito simpáticos, lindos e sabem como se divertir. Buenos Aires, a capital, exala cultura: possui a maior concentração de teatros do mundo, várias casas noturnas, museus, restaurantes e tango, e quem não ama tango? Bariloche, ou San Carlos de Bariloche, a outra cidade que visitei, está localizada junto à Cordilheira dos Andes, na margem sul dos lagos Nahuel Huapi. É uma cidade que economicamente depende do turismo durante o ano todo, mas principalmente no inverno, com muitas pessoas viajando até lá por causa do ski, trekking e também por causa do seu chocolate e da arquitetura estilo suíça. Eu até fui fazer rafting pela primeira (e última) vez! :-P As pessoas falam que Bariloche se parece com Aspen, mas como nunca fui pra Aspen não posso dizer se é verdade ou não. Pra mim, o mais próximo é Campos do Jordão! :-)
 
Mas e a gastronomia argentina?, você deve estar se perguntando. O maior conselho que posso te dar é: não vá para a Argentina se você for vegetariano! Eles possuem o maior nível de consumo de carne vermelha do mundo e, meu Deus, eles sabem o que estão fazendo!!! Minha boca enche de água só de pensar num churrasco argentino! O meu preferido é o bife de chorizo com papas fritas! Hummmm! Eu também posso testemunhar em relação às suas empanadas, seu doce de leite (o melhor do mundo, eu juro!) e seus alfajores. Eles também fazem alguns dos melhores vinhos do mundo, a maioria (60%) produzido em Mendoza. Sério, eu troco um copo de vinho californiano por um argentino ou chileno, sem dúvida alguma!
 
A nossa receita de hoje é maminha com molho chimichurri. O chimichurri é um molho verde, usado na Argentina em carnes grelhadas. Consiste em salsinha picada, alho picado, azeite, orégano e vinagre de vinho tinto ou branco. 
 
IMG_0856 
Para o molho chimichurri, estou usando um processador de alimentos. É claro que você pode picar tudo na faca, mas por que não simplificar a sua vida? Eu tenho um Kitchen Air 13 Cup que eu absolutamente amo e recomendo! Eu não sei o que seria de mim sem esse processador.  Se você está querendo comprar um processador, eu realmente recomendo essa marca. Você acha nesse link aqui e a Amazon entrega no Brasil! :)
 
Mas de volta ao molho chimichurri. Coloque a salsinha, o orégano e o tomilho no processador e pulse algumas vezes, até que tudo esteja picado. Adicione o alho e pulse mais algumas vezes até que, dessa vez, o alho esteja picado. Tome cuidado para não pulsar muito, pra não correr o risco de  tudo virar um purê!
 IMG_0866
O chimichurri é um molho líquido e não um pesto, então, depois que as ervas e o alho estiverem picadinhos, transfira-os para uma tigela, para que você possa adicionar o resto dos ingredientes. Adicione a pimenta vermelha em flocos (opcional), o sal, a pimenta-do-reino, o cominho, o suco de limão, o vinagre de vinho tinto e, finalmente, o azeite. Misture tudo muito bem e o seu molho chimichurri está pronto! Não poderia ser mais fácil, vai?
 IMG_0880
IMG_0885
 
IMG_0902-2
Agora o filé! O ideal seria fazer na churrasqueira, mas isso é impossível no meu apartamento minúsculo de NY. Então sinta-se livre pra usar a sua churrasqueira, se você tiver uma! Eu também tinha decidido usar o meu bloco de sal do Himalaia – já que estou obcecada por ele (prometo um post sobre ele logo logo!) – mas o filé era muito grande pro meu bloco de sal, então decidi fazer na minha frigideira de ferro fundido e terminar de cozinhar no forno.
 
Pre aqueça seu forno a 200 graus.
 
Seque o seu filé com um papel toalha e tempere com sal grosso e pimenta-do-reino em ambos os lados.
 IMG_0938
 
IMG_0941
 
Aqueça sua frigideira de ferro fundido em fogo alto. Coloque um pouco de azeite (só um pouquinho, para prevenir que a carne grude na frigideira) e deixe o azeite aquecer até estar quase saindo fumacinha. Sele o filé dos dois lados, até que esteja dourado. Deve levar uns 5 minutos para cada lado.
 
Leve a sua frigideira com o filé ao forno por uns 5 minutos, ou mais, se você gostar da sua carne bem passada. Quando estiver pronto, deixe seu filé descansar por 10 minutos antes de cortar.
 
Fatie seu filé e sirva com o molho chimichurri.
 IMG_0982

IMG_1010

Maminha Grelhada com Molho Chimichurri

Deliciosa carne estilo argentina com um molho chimichurri super fácil de fazer!
0 from 0 votes

Ingredients  

Para o molho chimichurri

  • Meio ramo de salsinha
  • Alguns galinhos de tomilho fresco, mais ou menos uma colher de sopa
  • Alguns galinhos de orégano fresco, mais ou menos uma colher de sopa
  • 3 dentes de alho
  • 1 colher de chá de pimenta vermelha em flocos, opcional
  • 1 colher de chá de cominho
  • 1/4 xícara de vingar de vinho tinto
  • Suco de um limão
  • 1/2 xícara de azeite
  • Uma pitada de sal
  • Pimenta-do-reino a gosto

Para o filé

  • +- 700g de filé de maminha, ou fraldinha
  • Sal grosso
  • Pimenta-do-reino

Instructions 

  • Num processador, combine a salsinha, o orégano e o tomilho expulse até tudo estar picadinho.
  • Adicione o alho e pulse mais algumas vezes até o alho estar picados. Misturado com as ervas.
  • Transfira a mistura para uma tigela e adicione o sal, a pimenta vermelha em flocos, o cominho, o suco de limão, o vinagre e o azeite.
  • Misture tudo e seu molho chimichurri esta pronto.
  • Pre aqueça seu forno a 200 graus.
  • Tempere seu filé com sal e pimenta nos dois lados.
  • Numa frigideira de ferro fundido, aqueça o azeite em fogo alto até bem quente, quase soltando fumaça.
  • Sele a carne por 5 minutos em cada lado ou até dourar.
  • Transfira a frigideira com a carne para o forno e termine de cozinhar lá dentro, por 5 minutos (ou mais, se você quiser sua carne bem passada).
  • Deixe o filé descansar por uns 20 minutos antessala e fatiar.
  • Sirva seu filé com o molho chimichurri.
IMG_1011